NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Prefeito 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Conheça os candidatos ao Conselho Tutelar de Coremas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano da Prefeitura Municipal de Coremas, junt [...]

#Administração Há 18 dia(s)

Comemorações cívicas em alusão ao dia da Independência do Brasil

Na data de ontem, 07/09/2023, a gestão municipal juntamente com vereadores e demais auto [...]

#Administração Há 22 dia(s)

Prefeito Irani Alexandrino empossa mais concursados

Neste dia 04 de setembro, foram empossados os candidatos nomeados em cargos efetivos pel [...]

#Esporte Há 27 dia(s)

DIA DA GRANDE FINAL DA TAÇA CIDADE DE COREMAS DE FUTEBOL AMADOR

Neste próximo sábado, 02/09, será realizada a grande final da II Edição daTaça Cidade de [...]

#Saúde Há 31 dia(s)

Prefeitura Municipal de Coremas realiza capacitação para profissionais do SAMU.

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2023 no Centro Cultural Shaolin, pela manhã e tarde foi re [...]

#Saúde Há 31 dia(s)

PISO DA ENFERMAGEM APROVADO

Após envio de projeto pelo poder executivo a Câmara Municipal aprova por unanimidade a L [...]

#Saúde Há 34 dia(s)

Agosto Dourado 2023: o melhor alimento para o bebê é o leite materno

No mês de agosto é lembrado o mês do incentivo ao aleitamento materno, o "Agosto Dourado [...]

#Saúde Há 40 dia(s)

Sábado, 19/08, mais um dia D de vacinação contra covid e multivacinação

Dia D de vacinação contra covid e multivacinação. Data: 19/08/23 Local: unidade do [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito