NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Prefeito 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Atenção, agente cultural! novas para resultado final, convocação e pagamento de incentivos da Lei Paulo Gustavo

Atenção, Agente Cultural! A Comissão da Secretaria de Juventude e Cultura e Coremas, [...]

#Educação Há 8 dia(s)

Avaliação SAEB 2023

É com imenso orgulho que informamos que as escolas municipais de Coremas (EMEIF Logradouro [...]

#Educação Há 8 dia(s)

Matrículas abertas para a rede municipal de ensino

ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS! Matriculas abertas nas unidades escolares da Rede Municip [...]

#Educação Há 21 dia(s)

Convite para a realização da prova do SAEB.

Os alunos da EMEIF Antônia Maria da Conceição convidam a todos os alunos do 5º e 9º ano [...]

#Educação Há 22 dia(s)

Enem 2023: Saída dos jovens coremenses para realizarem a prova do ENEM.

Aproximadamente 270 estudantes de Coremas se inscreveram para participar do Exame Nacion [...]

#Educação Há 25 dia(s)

Reunião da Equipe Multidisciplinar com os Pais.

Escola Antônia Maria da Conceição.

#Educação Há 28 dia(s)

Conferência Intermunicipal de Educação do Vale do Piancó-PB

A Secretaria Municipal de Educação de Coremas realizou nesta última quinta-feira (26) a Co [...]

#Cultura Há 32 dia(s)

A Secretaria de Juventude e Cultura realizou a II Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria de Juventude e Cultura da Prefeitura de Coremas, realizou nesta sexta-feira [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito